"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.
É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário.
E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence."

(Bertolt Brecht)

Material Imprensa


Porque eles achavam que não tinham mais nada a fazer.
Porque  eles estavam lá por uma classe.
Porque a classe não sabia que eles estavam lá.
Porque eles só queriam ser o que eram.
Porque artista fudido é redundância.
++++++++++++++++++++++++++++



O Sequestro do Secretário de Cultura

É um grupo de teatro que interpreta um grupo de teatro que seqüestra o secretário de cultura.”


Nos próximos dias 27 e 28 de agosto acontecerá no Galpão Arthur Netto a estréia do novo espetáculo da Cia do Escândalo. O grupo, que em 2009 trouxe “Intolerância” e em 2010 retornou com “O Tribunal da Santa Ignorância”, agora aborda a condição do artista como ser político e social. “A idéia é fazer uma crítica sobre a gestão de recursos e oportunidades relacionados à classe artística brasileira”, diz Manoel Mesquita Junior, diretor do espetáculo. “Da mesma maneira estamos olhando pra nós mesmos e fazendo uma auto-crítica no que diz respeito a nossa postura como artistas e cidadãos. Porque muitas vezes reclamamos da realidade, mas não fazemos muito para mudá-la”, completa Mesquita Junior. O espetáculo traz no nome o próprio enredo. “Discutimos muito sobre o tema e chegamos à conclusão que pra sermos coerentes com a mensagem que queremos passar devemos ser diretos. Por isso o nome do espetáculo vai direto ao ponto”, diz Danilo Meirelles, ator da Cia do Escândalo. Outro ator do grupo, Nilceu, completa que “a pesquisa e montagem do espetáculo duraram 09 meses e nesse processo refletimos muito sobre o quanto fazemos de esforço para melhorar nossa condição”. Segundo o grupo, para mudar a condição do artista é necessária uma postura diferente, mais crítica e  imparcial. O espetáculo promete gerar polêmica devido ao tema que é uma ferida aberta principalmente entre o poder público e a classe artística.
No elenco estão Conceição Mendonça, Danilo Meireles, Helder Martinêz, Luiz Soares, Meyson e Nilceu. A direção de arte é de Rui Longo e a direção geral fica a cargo de Manoel Mesquita Junior.
A temporada de “O Sequestro do Secretário de Cultura”, da Cia do Escândalo, vai de 27 de agosto a 18 de setembro, sempre aos sábados e domingos, às 20h. Os ingressos custarão R$15,00, com meia-entrada para classe artística, professores, melhor idade e estudantes. Maiores informações pelo 3433 9841 ou no
www.galpaoarthurnetto.com.br

Pesquisa

Durante o processo do espetáculo, a Cia do Escândalo se debruçou sobre a condição do artista brasileiro. Foram muitos os assuntos relacionados, desde o papel do artista na sociedade, os objetivos da arte, até recentes acontecimentos e manifestações provocados por artistas. “Discutimos, por exemplo, a ocupação da sede paulistana da Funarte por artistas de teatro, ocorrida no início de agosto desse ano, a liberação da captação de recursos de 01 milhão de reais para o blog da Maria Bethânia, a manifestação contestadora do grupo Dolores Boca Aberta na premiação do prêmio Shell de 2011, e até o pagamento de 700 mil reais a uma curta temporada do Teatro Oficina, do diretor José Celso Martinez Correa, no Ceará”, diz Conceição Mendonça atriz da Cia do Escândalo.
E enquanto discutia, o grupo também se deparava com discordâncias internas. “O espetáculo é um espelho de nossa própria condição. Não conseguimos consenso nem entre a classe e percebemos que é também por isso que não conseguimos cobrar de uma maneira mais contundente melhores condições”, finaliza Helder Martinêz, ator do grupo.
Além de toda a pesquisa conceitual, a Cia do Escândalo usou para enriquecer o espetáculo o contato que têm tido com os mais variados grupos artísticos que se apresentaram no Galpão. “Como gestores de um espaço cultural muito movimentado, temos tido contato com os mas variados perfis de artistas, desde os muito conhecidos e reconhecidos até iniciantes, passando inclusive por gente que está na batalha há tempos. Isso nos trouxe uma variedade muito grande de opiniões e com certeza usamos esse contato com esses artistas para enriquecer nossa construção”, diz Nilceu.


Direção de Arte e Blog do processo

A direção de arte de arte do espetáculo teve como base um paralelo com a realidade vivida pelos artistas. “Como o espetáculo traz em sua essência uma metaliguagem (artistas interpretando artistas), quisemos trazer à realidade cada ‘personagem-ator’, causando uma mistura entre a realidade e ficção”, diz Rui Longo diretor de arte da Cia do Escândalo. “Os figurinos, cenário e adereços seguem a proposta do espetáculo que é levar a extrema realidade num passeio para a ficção dos artistas da cidade, da região, do país. As cores branco, preto e cinza são uma analogia à falta de colorido da realidade das artes contemporâneas” completa Rui Longo.

Juntamente com o espetáculo será lançado um blog com o conteúdo de toda a pesquisa do espetáculo feita pela Cia do Escândalo. “Percebemos que há muitas pessoas interessadas no mesmo tema e como produzimos muito material de pesquisa, decidimos abrir esse material à visitação virtual pública. Dessa maneira muitos outros artistas e cidadãos poderão refletir além do espetáculo. O endereço do blog será divulgado no dia da estréia do espetáculo”, diz Meyson, ator do grupo e responsável pelo projeto do blog.


Ficha Técnica

Elenco
Conceição Mendonça, Danilo Meireles, Helder Martinêz, Luiz Soares, Meyson e Nilceu
Cia do Esculacho

Concepção de cenas e texto
Cia do Escândalo

Concepção de Luz
Meyson e Nilceu

Marchinha do Secretário
Cia do Escândalo

Operação de luz e som
Manoel Mesquita Junior

Assistência e direção de arte
Rui Longo

Argumento, Dramaturgia e Direção Geral
Manoel Mesquita Junior