"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.
É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário.
E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence."

(Bertolt Brecht)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

1° A redução do que é a essência do teatro
2° Quebrar as paredes do teatro
(Jerzy Gortowski)





Notas do processo_24 de Março_Estímulos Violentos

O que você faz para mudar?

Até quando tolerar?
Nos perguntamos e procuramos estímulos reais para atos inesperados.
Casey Heynes foi um dos casos observados.
Como um grupo de artistas se motivariam para executarem atos atrozes?



"Artista não é bandido. Artista só faz arte!"
(trecho do espetáculo)



Sem Comentário


"Eu amo a música."
(Hermeto)

"Eu só quero fazer teatro!"
(texto do espetáculo)

Notas do processo_23 de Março_Expressionismo


Sonhos de Akira Kurosawa



Noite Estrelada de Van Gogh



O Grito de Edward Munch


Notas do processo_17 de março_O Coletivo








Notas do processo_17 de Março_Bethânia e o Mundo Precisa De Poesia_1,35 milhão

Deu-nos o que falar. Arte: qual o valor da arte? Artista: qual o valor de seu trabalho? Dinheiro público e afins.
............................................................

A gritaria contra o blog de Maria Bethânia é uma mistura de ignorância, preconceito e mau-caratismo.

Por Jorge Furtado em 17 de março de 2011

Ignorância, porque parte de idéia absolutamente falsa de que os produtores do blog – que pretende exercer a tarefa vital de divulgar a poesia – recebeu ou vai receber este dinheiro do governo. Juro que tenho saudade do tempo em que se lia fato ou ficção, hoje o que mais há são equívocos e mentiras, que não são um nem outro. O fato é que a única coisa que os produtores do blog receberam do governo foi a autorização para se humilhar, pedindo a empresários, de porta em porta, que considerem a possibilidade de, ao invés de entregar parte de seus impostos ao governo, patrocinar, com a vantajosa exposição de suas marcas, um blog de uma extraordinária artista brasileira, blog este que tem como objetivo divulgar a poesia, não há tarefa mais nobre. Nada garante que os produtores do blog terão sucesso em sua jornada de mendicância entre a elite empresarial brasileira, frequentemente iletrada. O mais provável é que consigam apenas uma parte desta verba e tenham que redimensionar o projeto, o que seria uma pena. Na minha opinião, o governo brasileiro deveria tirar do seu caixa o dinheiro (1,3 milhões de reais, uma ninharia perto da roubalheira do Detran gaúcho, dos pedágios paulistas, da máfia do governo Roriz/Arruda no DF, etc, etc...) e entregar para a Maria Bethânia, junto com um buquê de rosas e um cartão, pedindo desculpas pela confusão.
 
Preconceito contra a internet, porque – como muito bem lembrou o Andrucha, na Folha: "Se fosse documentário ou filme para ser visto por cinco mil pessoas no cinema, ninguém estaria reclamando. Parece que internet não é um meio válido. Lá [no blog], os vídeos vão ser vistos por milhões, e de graça”. A distinção que alguns ainda fazem entre os meios cinema, televisão e internet seria engraçada se não fosse um empecilho ao desenvolvimento do país. Preconceito também contra os nordestinos, nas críticas sobram piadas contra os baianos, quase todas vindas do mesmo gueto branco direitista no enclave paulista, enfim, eleitores de Kassab e Serra, gente que lê e cita a revista Veja, beija imagens de santo para ganhar voto e acha que poesia é "uma besteira". *
 
x
 
* Algumas expressões que emergem do esgoto que corre na internet: "cadáver insepulto da MPB", "Máfia do Dendê", "mafiosos baianos", "carcará do bico volteado", "Brasil, mostra a sua cara, mas se for a cara da Maria Bethânia, é melhor não mostrar", "mais feia do que a Maria Bethania", "essa baianada...", "Maria Bethânia não se depila desde os 22 anos", "Seria mais justo a Maria Bethânia ganhar 1,3 milhão para assombrar uma casa...", "essa Maria Bethania se acha, toda feia, não canta nada", "ela bem que podia comprar um par de havaianas e pintar aquela coisa que ela chama de cabelo!", "abestada cafona", "Volta pro seu sarcófago Maria Bethânia", "sócia da sapataria Brasil".
 
Me desculpem, mas não consigo ler esse lixo isso e ficar calado.
 
x
 
Mau-caratismo, porque a “polêmica” criada pela notinha da Mônica Bergamo assanha, para variar, o furor udenista que almeja – e obtém – manchetes moralizadoras. “Eu sou melhor que você”, gritam o lobão e também os três porquinhos, unidos em sua santa cruzada. Um publicitário engraçadinho – mais um – fez um blog que lhe garantiu seus 15 minutos de fama, espinafrando a Bethânia. "Criei o blog porque não recebi uma bolada do MinC e achei injusto", comenta o pândego. Pergunta: era para ser um piada? Ele pediu algum dinheiro ao MinC? Em caso afirmativo, apresentou algum projeto? Qual seria? Com que objetivo? As críticas e piadinhas sobre o caso me fazem lembrar de uma das considerações de Hamlet, matutando se vale a luta ou é melhor acabar com a agonia: “o achincalhe que o mérito paciente recebe dos inúteis”. (Na tradução do Millôr.)
 
Chega a ser constrangedor ter que relembrar aos mais jovens que Maria Bethânia é uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos. Seus incontáveis discos e shows são um valioso patrimônio nacional, seu trabalho de divulgação de dezenas de compositores brasileiros ao longo de sua carreira são uma herança que ela deixa ao Brasil. Bem vale alguns barris do pré-sal. Talvez tenham sido os show de Bethânia, lá nos anos 70, meus primeiros contatos com a poesia de Fernando Pessoa e também com a prosa-poética de Clarice Lispector. Vai aqui, a ela, meu muito obrigado.


....................................................................................................................

Outros pontos de vista.




.........................................................................
Nota: O desabafo de um artista amigo.

"Um artista é alguém que produz coisas de que as pessoas não têm necessidade, mas que ele - por qualquer razão - pensa que seria uma boa idéia dá-las a elas.” 
(Andy Warhol)

Só Bethania receberia R$ 34.976,88, ou seja, R$ 95,00 por vídeo gravado segundo tab. do SATED-SP (isto se as captações forem feitas em um dia, por vídeo) e duvido q Maria Bethania com reconhecimento profissional nacional e internacional, pediria menos q Tiririca gasta por mês como deputado.
Realmente rela-mente nunca chegaremos ao q real-ativa, rela-ativa, ou relativa-mente o quanto custa fazer arte em um pais que NÃO liga para a ARTE e CULTURA.
Zé Celso no ceara?
A programação do Circuito Cultural Paulista do Governo de São Paulo em parceria com municípios do Estado, que leva atrações (ALGUMAS DUVIDOSAS) de circo, teatro, dança e música?
Lei Rouanet e seus politicamente corretos e engrava-atados, impondo o q é bom ou não artístico e cultural-mente? e mente!
Óleo na cabeça? (Premio Shell 2011)...
Desculpem mas, senti vontade de comentar ou desabafar ou...
Bjos

"A maior infelicidade para um artista é ter um adversário sem talento."( Denis Diderot )



Do Diretor

"A vocês, queridos companheiros de jornada, meu sangue, minha vida, meu ar e toda a minha energia!! Estar em uma sala de ensaio com vocês é uma alegria tão grande que não posso descrever! Antes de qualquer coisa o amor de artistas criando algo, o carinho de pessoas que somos, a preocupação com o outro, platéia ou companheiro de lida! Amo o teatro de uma forma que não consigo mensurar! E amo todos que compartilham o teatro comigo, porque eu os escolhi e eles me escolheram. Por isso obrigado! Obrigado por toparem ser escolhidos por mim! E obrigado por me escolherem! Obrigado por compartilharem comigo a intimidade de vocês na sala de ensaio. O resultado só vem por conta disso: compartilhamento e confiança. Confiança de ouvir, de falar, de olhar, de estar junto na sala de ensaio. Confio cada vez mais em vocês! Um beijo em cada um de vocês!"
(M.M.J.)
..............................................................................................................................
...
..............................................................................................................................
A arte sempre foi isto - interrogação pura, questão retórica sem a retórica - embora se diga que aparece pela realidade social.
(Samuel Beckett)



Группа Война зацеловывает ментов

Como disse o meu amigo, Darlan,
"isso é que é protesto, mano!"




Notas do processo_22 de fevereiro_Reputação

"Reputação ilibada!"
Cidinha Campos